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Produtos

Feitos sob medida
MANCHESTER

O Protocolo de Manchester é uma ferramenta de manejo clínico, para utilização em Unidades de Urgência e Emergência, que tem como principal objetivo priorizar o atendimento de pacientes mais graves de acordo com as necessidades clínicas detectadas. Ele assegura a atenção médica de acordo com um tempo de resposta clinicamente aceitável e em conformidade com a necessidade clínica do paciente. Por ser um sistema com validação internacional, o Protocolo de Manchester aumenta a segurança do paciente na instituição, além de respaldar o hospital e a equipe assistencial no atendimento médico, já que os casos mais graves serão atendidos prioritariamente.

Para atuação direta nas ações de implantação/revisão do Protocolo de Manchester nas unidades de saúde, a RCS possui profissionais, com amplo conhecimento e certificados pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR) como auditores do protocolo.

CONTRATE
EDUCAÇÃO CONTINUADA

A educação continuada é uma prática que visa a construção de conhecimento, bem como o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe de trabalho de uma instituição, a partir da ampliação da visão da realidade em que estão inseridos. O processo de educação continuada permite modificar a realidade institucional, pois proporciona conhecimentos necessários para a uniformização de condutas, disseminação de boas práticas, discussão de melhorias assistenciais, aumento do engajamento da equipe, além de atualizações de novas diretrizes técnicas junto à equipe assistencial.

A RCS possui um Núcleo de Educação Continuada responsável por capacitar e atualizar a equipe assistencial (médica/enfermagem) a partir da realização de cursos e treinamentos, ministrados por profissionais de referência e com conteúdo, definido juntamente com a direção do serviço de saúde, considerando as características e especificidades de cada serviço.

CONTRATE
PÓS ALTA

A RCS – Rede de Cuidados de Saúde – é uma empresa que tem por vocação atuar na gestão do segmento de saúde, público e privado, tendo como pilar fundamental a atenção ao ser humano, buscando proporcionar-lhe um atendimento digno, sem desviar os olhos de outros valores como a ética, a responsabilidade socioambiental, o respeito aos profissionais de saúde e a viabilização das fontes de financiamento do sistema de saúde. Com este enfoque e com o know how de empresa gestora que busca alternativas de gerenciamento em conhecimentos e no saber, adotou como uma alternativa a ser incorporada ao seu leque de produtos o serviço de acompanhamento pós alta, dentro de uma linha de cuidado contínua voltada para o paciente, em seus diversos níveis de complexidade, dentro de uma visão holística da saúde e da doença, ou seja, das necessidades amplas que requer um ser acometido por um distúrbio da sua saúde.

O Pós Alta tem por base a prestação de serviços de assistência voltados para acompanhamento dos pacientes assistidos pelas unidades de saúde, que permaneceram por um período de internação ou observação igual ou superior à 24h (vinte e quatro horas).

CONTRATE
FLUXO ASSISTENCIAL

Estabelecer e manter fluxos assistenciais bem definidos em unidades de saúde são fundamentais para a otimização dos processos de atendimento, de forma a criar métodos mais eficientes, ágeis e reduzir os problemas de alta demanda, que acabam gerando superlotação nas unidades de saúde.

Visando uma reorganização desses processos, a RCS atua com as seguintes ações:

  • Realização de diagnóstico situacional da unidade avaliando sua estrutura, física e profissional, disposição das salas e rotina seguida de acordo com esta disposição. Levantamento de dados baseadas em reuniões técnicas com os colaboradores da unidade, ou seus representantes, identificando os principais gargalos são elencados, análise da planta baixa, entre outros;
  • Apresentação de Plano de Ação, personalizado, propondo fluxos redesenhados, o desenvolvimento de formulários de acordo com as necessidades apontadas, indicando mudanças e melhorias que visem maior agilidade e qualidade no atendimento prestado aos clientes, tornando o serviço mais dinâmico e eficiente em consonância com os recursos disponíveis.
CONTRATE
CONTINGÊNCIA

O Plano de Contingência é o planejamento preventivo e alternativo para atuação durante um evento que afete o funcionamento rotineiro de determinada unidade de saúde. Visa determinar, de maneira prévia, a organização das etapas e respectivas responsabilidades, com objetivo de orientar as ações durante um evento indesejado.

O Plano de Contingência descreve de forma clara, objetiva e completa a resposta ou ação que devem ser desempenhadas diante das situações adversas previstas. Nele estão descritas as responsabilidades de cada setor, as modificações físicas e funcional de setores e colaboradores, bem como os gatilhos para as tomadas de providências pelos gestores, de acordo com o grau de gravidade do evento.

CONTRATE
COMISSÕES OBRIGATÓRIAS

As comissões obrigatórias, em unidades de saúde, desempenham funções importantes, destacando-se a avaliação da qualidade dos serviços prestados garantindo a preservação da vida, a promoção da saúde dos usuários do serviço, a melhoria de processos, a humanização, segurança e desenvolvimento para que cada instituição possa oferecer, cada vez mais, serviços de saúde eficazes e com qualidade.

Para a implantação e acompanhamento de Comissões Obrigatórias a RCS, em parceria com os gestores locais, realiza as seguintes ações:

  • Estudo das comissões existentes e quais são obrigatórias, conforme as características e cada unidade de saúde;
  • Adequação documentação de nomeações para composição das comissões;
  • Acompanhamento de regularidade junto aos conselhos competentes, no que concerne ao trabalho destas comissões;
  • Acompanhamento de reuniões, conforme periodicidade pré-definida;
  • Conversão de dados obtidos em indicadores estratégicos.
CONTRATE
SEGURANÇA DO PACIENTE

A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde, com a finalidade de oferecer uma assistência segura. Diante disso, é iminente a necessidade de desenvolvimento de estratégias para a mudança de perfil da instituição, voltadas para a cultura da segurança do paciente, mediante capacitação da equipe assistencial, reorganização de processos, desenvolvimento de ferramentas de assistência centrada no paciente, entre outras.

Para a formação desta cultura de segurança do paciente, a RCS irá atuar com:

  • Aplicação de checklists periódicos para avaliação da segurança do paciente no serviço de saúde;
  • Elaboração de relatórios gerenciais, que servirão como base para a elaboração de planos de ações que busquem corrigir os problemas identificados, além de antever situações potencialmente perigosas e propor medidas preventivas para tais;
  • Capacitação da equipe ativa, com disponibilização de material educativo.
CONTRATE
MONITORAMENTO

Em uma unidade de saúde são gerados inúmeros dados assistenciais, sendo que grande parte não são analisados de forma a nortear, satisfatoriamente, seus gestores em tomadas de decisão sobre os serviços de saúde. Visando alterar esta cultura a RCS, oferece solução de monitoramento e análise de dados, para a construção de indicadores, assistenciais e gerenciais.

Para este monitoramento e análise de dados a RCS realiza ações de:

  • Disponibilizar plataforma digital – Dashboard parametrizada conforme a necessidade da unidade de saúde;
  • Capacitar profissional designado pela unidade (responsabilidade da contratante) para inserção de dados na plataforma;
  • Emitir relatórios, mensalmente, com todos os dados lançados, incluindo análise técnica de performance clínica da unidade, com apontamentos que possam ser úteis para os gestores.

A inserção de dados na plataforma será de responsabilidade da contratante que deverá designar profissional próprio para tal atividade, sendo o acesso através de link direcionado a pessoa autorizada.

CONTRATE
SEGUNDA OPINIÃO

Um dos entraves para alcançar maiores resolutividades nas unidades de saúde é que o profissional médico, disponível no mercado atual para atender nas unidades básicas de saúde, ainda não estão preparados suficientemente para tal, e o emprego no PSF Brasileiro passa a ser uma forma de sobrevida temporária, no caminho de aguardar uma oportunidade de especializar-se. Salvo o caso dos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, o médico nem sempre possui habilidade clínica para abordar patologias mais complexas, mas que não preenchem critérios de risco para serem tratadas na atenção secundária e terciária.

Para resolver, ou amenizar este problema na formação do médico que atende no PSF na maior parte dos municípios, a RCS propõe a disponibilização de Centro de Segunda Opinião, que atua de forma remota e contínua, facultando aos profissionais em serviço a possibilidade de discussão com especialistas para a condução de casos, tomada de decisões mais assertivas e menores índices de encaminhamento para a Atenção Secundária ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

CONTRATE
LINHA DE CUIDADO

Linhas de cuidado online para acolher pacientes pós alta com intuito de educá-los sobre a própria saúde, resultando em redução de filas e consciência sobre o uso do sistema de saúde.

Ao entrar na linha de cuidado o paciente passa a receber em seu telefone dicas de saúde de acordo com seu perfil clínico, aumentando os pontos de contatos entre o paciente e sua condição. Além disso ele poderá tirar dúvidas que possam ocorrer e entender o melhor momento de procurar a unidade de saúde.

CONTRATE
ATENDIMENTO EM LIBRAS

Atendendo a lei, a RCS oferece um sistema mobile de chamadas em libras para incluir e permitir o atendimento com qualidade a pessoas com deficiência auditiva. São mais de 100 interpretes disponíveis online para atendimento imediato para unidades de saúde em qualquer lugar do Brasil.

CONTRATE
REALIDADE VIRTUAL

Para diminuir a sensação de incomodo durante os processos clínicos, oferecemos a utilização de realidade virtual para aumentar a qualidade do atendimento ao paciente reduzindo angústias, ansiedades, dores e impaciências durante os procedimentos e esperas. Um projeto inovador que pode levar a jornada do paciente para um outro nível.

CONTRATE
ÁREA DOS MÉDICOS