A segurança dos pacientes é uma preocupação fundamental e um componente essencial da prestação de cuidados em qualquer instituição de saúde.

Ela se refere à prevenção de danos aos pacientes durante a prestação de serviços, com o objetivo de garantir que os pacientes recebam cuidados de alta qualidade, livres de riscos evitáveis como, lesões, infecções, erros médicos e outros eventos adversos durante sua estadia em um hospital ou clínica.

A instituição de saúde que obtém sucesso na segurança contará com a confiança dos pacientes e familiares, terá redução em seus custos, uma vez que não haverá custos adicionais da recuperação de pacientes.

E SEU HOSPITAL, CLÍNICA OU SIMILAR, O QUE TEM FEITO PARA MELHORAR A SEGURANÇA DOS PACIENTES?

Para alcançar os objetivos de segurança dos pacientes, devem ser utilizadas algumas metas e estratégias específicas. Confira:

1. Identificação Precisa do Paciente: Garantir que cada paciente seja corretamente identificado antes de receber qualquer tratamento ou procedimento médico, para evitar erros.

2. Comunicação Efetiva: Melhorar a comunicação entre os membros da equipe de saúde, bem como entre os profissionais de saúde.

3. Prevenção de Infecções: Implementar práticas rigorosas de higiene e controle de infecções.

4. Administração Segura de Medicamentos: Garantir que os medicamentos sejam prescritos, preparados e administrados de forma correta.

5. Redução de Quedas: Implementar medidas para prevenir quedas de pacientes em instalações de saúde.

6. Cirurgias Seguras: Garantir que os procedimentos cirúrgicos sejam realizados com segurança.

7. Gestão de Riscos: Desenvolver sistemas para identificar e gerenciar riscos potenciais para a segurança dos pacientes.

8. Envolvimento do Paciente: Incentivar a participação ativa dos pacientes em seu próprio cuidado, promovendo a educação do paciente e a tomada de decisões compartilhada.

A excelência na gestão de instituições de saúde também é uma forma de se promover a segurança dos pacientes, uma vez que otimiza processos internos, eleva a eficiência, reduz o retrabalho e minimiza custos operacionais, oferecendo melhor experiência e valor aos seus pacientes.

A RCS pode colaborar e muito na gestão, pois oferece diferenciais essenciais para sua instituição de saúde através de suas soluções integradas que otimizam a operação do hospital ou similares e simplificam a jornada do paciente.

Saiba mais em www.rcs.med.br ou ligue ☎ 31 2510-1260

O que sua instituição de saúde tem feito pela segurança do paciente

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