Clarissa Mathias, oncologista clínica, pesquisadora e membro do Conselho de Administração da Oncoclínicas&Co, elaborou uma lista de terapias que têm se mostrado bem-sucedidas no tratamento oncológico.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) fez uma estimativa de mais de 700 mil casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. O tipo de câncer mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). O mais comum na população feminina é o câncer de mama – depois do de pele não melanoma – por sua vez, o câncer de próstata é o mais incidente nos homens.
Além de campanhas de conscientização, que tratam sobre como o diagnóstico precoce é fundamental, novos tratamentos estão sendo aplicados de maneira cada vez mais precisa e individualizada, possibilitando um cenário em que as terapias possam ser estabelecidas no momento adequado e certo para cada paciente. Alguns avanços da medicina e também tecnológicos têm conquistado espaço no combate ao câncer.
Conhecimento aprofundado do câncer
Com os avanços da área oncológica, existem hoje formas de identificar as alterações genéticas das células cancerosas. O conhecimento mais detalhado dos aspectos do câncer possibilita diagnósticos mais confiáveis e com realização em estágios mais precoces. Os biomarcadores – que são características biológicas – por exemplo, podem ser utilizados para prever, diagnosticar e até tratar doenças.
Inteligência artificial
As ferramentas de Inteligência Artificial vão muito além do uso comum aplicado no cotidiano para facilitar tarefas básicas. A medicina também pode receber aplicações de IA, aproveitando da tecnologia para realizar o processamento de uma grande quantidade de dados e identificar aspectos complexos que podem indicar o direcionamento que deve ser tomado no tratamento.
Imunoterapia
A imunoterapia é um tratamento que faz o trabalho de estimular o sistema imunológico do paciente para combater doenças, como alergias, doenças autoimunes e até câncer. Agora, o tratamento está disponível também para casos oncológicos em estágios iniciais.
Pesquisas recentes apontam dados que comprovam a possibilidade de aplicar a imunoterapia para pacientes que estão no início do tratamento contra o câncer, fazendo com que as chances de cura aumentem consideravelmente.
Terapia CAR-T
O método CAR-T faz uso das atividades de células T, que estão presentes no sistema imunológico, fazendo o papel de defender o corpo de doenças e de outros corpos estranhos.
O objetivo do tratamento é fazer a manipulação das células para que passem a combater também as células cancerígenas. O método tem mostrado efetividade em casos avançados da doença, em que outros tratamentos não foram promissores.
Combate ao câncer
Os avanços nos tratamentos oncológicos estão proporcionando diagnósticos mais precisos, tornando o cenário futuro de combate ao câncer muito mais esperançoso para todos os pacientes e familiares.
Referências:
https://veja.abril.com.br/coluna/letra-de-medico/tratamento-do-cancer-os-5-principais-avancos-na-oncologia-em-2023
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/noticias/2022/inca-estima-704-mil-casos-de-cancer-por-ano-no-brasil-ate-2025