Gestão de Escala Médica
A gestão de escala médica é uma prática fundamental para assegurar a qualidade dos serviços prestados em unidades de atendimento em saúde.
Essa gestão consiste em organizar os horários e dimensionamento dos serviços médicos de forma eficiente, garantindo uma distribuição transparente, evitando sobrecarga ou ociosidade e otimizando recursos.
A RCS é especialista em gestão de escala médica, prestando esse serviço para mais de 100 clientes no Brasil oferecendo muitos benefícios, que dentre eles destacam-se:
- mais de 12.000 médicos, credenciados e capacitados, para atendimento nas unidades de saúde dos nossos clientes;
- alto índice de cobertura na gestão das escalas médicas;
- melhoria da qualidade do atendimento;
- redução de furos e faltas de profissionais para atendimento nas unidades;
- melhoria na produtividade;
- aumento da satisfação dos colaboradores;
- aumento da satisfação dos pacientes.
- redução de custos operacionais.
A RCS oferece o serviço de gestão de escalas, promovendo a organização, realizando análises e indicações de dimensionamentos, tipos de serviço mais adequado (plantão, hora, consulta, especialidades, entre outros), conforme as reais necessidades detectadas no cliente, com aplicação das melhores abordagens gerenciais.
O que compõe o serviço de Gestão de Escala Médica
- Plataforma on-line para formatação de escalas de trabalho da unidade de saúde;
- treinamento de equipe para manuseio da plataforma;
- análise de dimensionamentos das escalas, por tipos de serviço;
- relatórios de produtividade, absenteísmo, entre outros;
- profissionais credenciados e aptos à execução de serviços médicos;
- formatação de relatórios assistenciais e financeiros;
- organização e realização do processo de pagamento aos profissionais executores de serviços.
Como funciona
Passo 1:
Analisar o processo de trabalho, considerando a natureza da unidade de saúde, o número de pacientes atendidos e a complexidade dos casos. Com base nessas informações, é possível definir a quantidade de profissionais necessários em cada turno e determinar os horários de trabalho mais adequados.
Passo 2:
Parametrizar dos serviços na plataforma online da RCS.
Criar as escalas médicas, com base nos critérios já pré-definidos, e disponibilizar as oportunidades aos profissionais credenciados, que se habilitam à execução conforme preferência.
Passo 3:
Treinar o cliente no uso da plataforma, permitindo uma gestão mais ágil e eficiente, com possibilidade de maior visibilidade dos dados e alterações acompanhamento em tempo real das atividades.
Passo 4:
Formatar relatórios de assistência e de pagamento, possibilitando a validação dos serviços efetivamente executados, por período, dando transparência aos dados de produção, agilidade na organização do processo de faturamentos e possibilitando análise assistencial dos serviços, para apoio a gestores em planejamento e tomadas de decisão.
Passo 5:
Revisão e aprimoramento constantes. Monitorar os resultados, identificar possíveis falhas e buscar soluções para otimizar o processo, criar um ambiente de colaboração e diálogo, garantindo que a gestão de escala médica seja sempre aprimorada na unidade de saúde e que traga benefícios para todos os envolvidos.