Monitoramento de Dados Assistenciais

RCS realiza o monitoramento e análise de dados assistenciais na área da saúde. Acompanhar os dados é um processo fundamental para garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados.

Com o uso de ferramentas tecnológicas como o Power BI, é possível coletar e analisar uma grande quantidade de informações, permitindo uma tomada de decisão mais precisa, rápida e baseada em dados, deixando de lado o achismo.

Benefícios

Entre os benefícios do monitoramento e análise de dados assistenciais estão:

Importância do Monitoramento de Dados Assistenciais

A importância desse processo está relacionada à possibilidade de identificar pontos de melhoria nos processos assistenciais, bem como antecipar e prevenir possíveis problemas.

Dessa forma, é possível aprimorar a gestão do sistema de saúde, garantindo uma assistência mais eficaz e segura para os pacientes.

Para que o trabalho seja bem-sucedido, é importante monitorar e analisar dados como:

Os dados são pertinentes a cada unidade, de acordo com sua complexidade, e com base neles, é possível identificar problemas e propor soluções, além de avaliar a efetividade das medidas implementadas.

A RCS no Monitoramento de Dados Assistenciais

São inúmeros os dados assistenciais gerados em uma unidade de saúde que, se não forem coletados, tratados e analisados corretamente fazem com que os gestores percam a importante oportunidade de tomar decisão mais assertivas sobre a gestão dos serviços de saúde.

Visando alterar esta cultura a RCS – Soluções Integradas em Saúde, oferece solução de monitoramento e análise de dados, para a construção de indicadores, assistenciais e gerenciais.

 

Para este monitoramento e análise de dados a RCS realiza as seguintes ações:

A inserção de dados na plataforma é de responsabilidade da unidade de saúde cliente que deverá designar profissional próprio para tal atividade, sendo o acesso através de link direcionado a pessoa autorizada.

A inserção dos dados de internação de pacientes, conforme formulário e volumetria de atendimento, passam a compor o dashboard da unidade, que demonstrará os principais indicadores assistenciais de saúde (ex.: taxas de mortalidade, ocupação, permanência, cancelamento cirúrgico, giro de leitos, dentre outros compatíveis com a unidade gerenciada).

O monitoramento da unidade, permitindo a análise dos dados assistenciais são feitos em tempo real, e seus gestores locais conseguem acessar o material pela internet como ferramenta de trabalho.

Via plataforma será possível a visualização e o acompanhamento longitudinal da assistência, servindo de base para o planejamento de ações corretivas e de melhoria de performance para os diversos setores.

Abaixo, alguns cenários exemplos, visualizados no dashboard: